Um gigante ao luar

Tem agora quase 80 metros de altura! Nesta Fotografia da Semana, tirada no dia 2 de Agosto de 2023 à luz de uma Lua Cheia, vemos a gigantesca estrutura de aço da cúpula do Extremely Large Telescope (ELT) do ESO a tomar forma. Atualmente, engenheiros e operários estão a montar a estrutura da cúpula do telescópio no deserto chileno do Atacama, onde vemos progresso quase todos os dias. Quando estiver completo, o ELT será o maior olho do mundo virado para o céu no que diz respeito a observações no visível e infravermelho. 

No total, o projeto ELT vai a mais de metade. A estrutura da cúpula que aqui vemos acolherá um telescópio pioneiro com um design óptico de cinco espelhos, o qual inclui um espelho primário gigante (M1) de uma dimensão de 39 metros, composto por 798 segmentos hexagonais. Os espelhos do telescópio e outros componentes estão a ser fabricados por empresas na Europa, onde o trabalho também avança bem. Todos os outros sistemas necessários para completar o ELT, incluindo o sistema de controlo e o equipamento necessário para montar e testar o telescópio, encontram-se também bastante avançados.

Quando estiver terminada, a cúpula pesará 6100 toneladas e terá sido usada a extraordinária quantidade de 30 milhões de parafusos na sua montagem. Esta estrutura enorme albergará o telescópio durante as observações, protegendo-o dos elementos. A cúpula rodará sobre 36 carrinhos estacionários, permitindo assim aos astrónomos observar o céu austral em praticamente todas as direções.

Créditos:

ESO

Sobre a imagem

Id:potw2332a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:7 de Agosto de 2023 às 06:00
Tamanho:10000 x 5000 px

Sobre o objeto

Nome:Extremely Large Telescope
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory

Formatos de imagens

JPEG grande
10,2 MB

Zoom