eso1224pt — Nota de Imprensa Institucional

O Rei de Espanha visita o Observatório do Paranal do ESO

7 de Junho de 2012

Na quarta-feira dia 6 de Junho Sua Majestade o Rei de Espanha, Juan Carlos I, visitou o Observatório do Paranal do ESO, onde se encontrou com os Presidentes do Chile, Colômbia, México e Peru, assim como com outros altos representantes, que estavam presentes no Paranal para a IV Cimeira da Aliança do Pacífico.

O Rei de Espanha chegou na quarta-feira dia 6 de Junho ao Observatório do Paranal, onde foi recebido pelo Presidente do Conselho do ESO, Xavier Barcons, pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, pelo Representante do ESO no Chile, Massimo Tarenghi e pelo Diretor do Observatório, Andreas Kaufer.

"Estamos radiantes por acolher Vossa Majestade no Paranal e oferecer-lhe a nossa hospitalidade, aqui no meio do deserto chileno do Atacama," disse Tim de Zeeuw.

Este local deserto, - um dos mais secos do planeta, a uma altitude de 2600 metros - o Paranal, é um dos melhores sítios na Terra para realizar observações científicas do Universo. Com os quatro telescópios de 8.2 metros e os quatros Telescópios Auxiliares de 1.8 metros do Very Large Telescope do ESO, e os telescópios de rastreio VST e VISTA, o Paranal é o observatório astronómico terrestre mais produtivo do mundo.

O Rei almoçou com os Presidentes do Chile, Colômbia, México e Peru, assim como com altos representantes da Costa Rica, Panamá, Canadá, Japão e Austrália, após a IV Cimeira da Aliança do Pacífico, que teve lugar no Paranal (ver eso1223 para mais informações sobre a cimeira).

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação espanhol, José Manuel García-Margallo, que fazia parte da delegação do Rei, encontrou-se também com Xavier Barcon, para falarem brevemente sobre o papel da Espanha no ESO.

O Rei veio ao Paranal no seu último dia de visita oficial à América do Sul, onde visitou o Brasil e o Chile, antes de regressar a Espanha.

Nos últimos meses, vários membros de famílias reais visitaram o Observatório do Paranal e os seus céus escuros, incluindo o Príncipe das Astúrias, filho de Juan Carlos I e o Príncipe Philippe da Bélgica. Esta é, no entanto, a primeira vez que um monarca reinante visita o observatório desde a sua inauguração. 

Informações adicionais

O ano de 2012 marca o quinquagésimo aniversário da fundação do Observatório Europeu do Sul (ESO). O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio da classe dos 40 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será "o maior olho no céu do mundo". 

Links

Nota d Imprensa do ESO sobre a visita presidencial para a IV Cimeira da Aliança do Pacífico
Informação sobre o ESO e a Espanha 

Contactos

João Fernandes
Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra
3001 - 454 Coimbra, Portugal
Telm.: 914002960
Email: eson-portugal@eso.org

Margarida Serote
ESO Science Outreach Network
Portugal
Telm.: + 351 964951692
Email: eson-portugal@eso.org

Lars Lindberg Christensen
ESO education and Public Outreach Department
Garching bei München, Germany
Tel.: +49-89-3200-6761
Telm.: +49-173-3872-621
Email: lars@eso.org

Massimo Tarenghi
ESO Representative in Chile
Santiago, Chile
Tel.: +56 2 463 3143
Email: mtarengh@eso.org

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1224, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contacto local com os media, em ligação com os desenvolvimentos do ESO. A representante do nodo português é Margarida Serote.
Bookmark and Share

Sobre a Nota de Imprensa

No. da Notícia:eso1224pt
Nome:Site visit
Tipo:• Unspecified : People
• X - People and Events
• X - Paranal

Imagens

Juan Carlos I, Rei de Espanha, e Xavier Barcons, o Presidente do Conselho do ESO
Juan Carlos I, Rei de Espanha, e Xavier Barcons, o Presidente do Conselho do ESO
Sua Majestade o Rei de Espanha com os Presidentes da Aliança do Pacífico
Sua Majestade o Rei de Espanha com os Presidentes da Aliança do Pacífico

Veja também