Back to ESO News index

do
Sul
Notícias do ESO
10 Outubro 2012

Os astrónomos descobriram uma estrutura em espiral totalmente inesperada na matéria que circunda a estrela velha R Sculptoris, com a ajuda do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA). Esta é a primeira vez que uma tal estrutura, juntamente com uma concha esférica exterior, é encontrada em torno de uma estrela gigante vermelha. É também a primeira vez que os astrónomos conseguem obter informação completa a três dimensões de uma tal espiral. A estranha forma foi provavelmente criada por uma estrela companheira escondida, que orbita a gigante vermelha. Este trabalho é um dos primeiros resultados científicos do ALMA a ser publicado e sairá esta semana na revista Nature.

A nota de imprensa, imagens e vídeos estão disponíveis em:

Traduções disponíveis nas páginas doutros países: Österreich, BelgiëBelgiqueBelgien, Brasil, Chile, Česko, Danmark, Suomi, France, Deutschland, Ísland, Italia, Nederland, Norge, Polska, Россия, España, Sverige, SuisseSchweizSvizzera, Україна, International English

Space Scoop - a versão infantil desta nota de imprensa está disponível em: http://www.eso.org/public/portugal/news/eso1239/kids/

Atenciosamente,