Anúncio

Nova brochura sobre a construção do ALMA

13 de Março de 2013

No âmbito da inauguração do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), as organizações parceiras no ALMA produziram uma brochura que explica como é que os cientistas e engenheiros na Europa, América do Norte e Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile, colaboraram no maior projeto astronómico terrestre que existe.

Os desafios de planear e construir uma infraestrutura científica como o ALMA são enormes. Localizada numa região remota e de condições extremas no planalto do Chajnantor, a uma altitude de 5000 metros nos Andes chilenos e no deserto do Atacama, o mais seco do planeta, a infraestrutura apresenta enormes exigências, tanto para as pessoas como para a tecnologia.

Esta brochura explica como é que as organizações que participam neste projeto construíram o ALMA, detalhando a contribuição de cada parceiro. Cada uma destas contribuições foi vital ao sucesso do ALMA e um tal projeto teria sido impossível de realizar por uma única nação.

O ALMA, uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Observatório ALMA (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção, gestão e operação do ALMA.

Links

Sobre o anúncio

Id:ann13024

Imagens

A brochura “A Parceria ALMA”
A brochura “A Parceria ALMA”