Notas de Imprensa 2014

Assine as Notícias do ESO
eso1412pt — Foto de Imprensa
Encontro ocasional dá origem a anel de diamantes celeste
9 de Abril de 2014: Os astrónomos utilizaram o Very Large Telescope do ESO no Chile para capturar esta bela imagem da nebulosa planetária PN A66 33 - conhecida normalmente por Abell 33. Formada quando uma estrela em envelhecimento lançou para o espaço as suas camadas externas, esta bonita bolha azul está, por mero acaso, alinhada com uma estrela que se encontra em primeiro plano, o que torna o conjunto extremamente parecido a um anel de noivado com um diamante. Esta jóia cósmica é invulgarmente simétrica, aparecendo como um círculo quase perfeito no céu.
eso1411pt — Foto de Imprensa
Assassina em série galáctica
2 de Abril de 2014: Esta nova imagem obtida pelo telescópio MPG/ESO de 2,2 metros situado no Observatório de La Silla do ESO, mostra duas galáxias muito contrastantes: a NGC 1316 e a sua companheira mais pequena NGC 1317 (à direita). Estas duas galáxias encontram-se muito próximo uma da outra, mas têm histórias muito distintas. A pequena espiral NGC 1317 tem tido uma vida plácida mas a NGC 1316 engoliu já várias outras galáxias ao longo de uma história violenta e mostra bem as suas cicatrizes de guerra.
eso1410pt — Nota de Imprensa Científica
Primeiro sistema de anéis descoberto em torno de um asteróide
26 de Março de 2014: Observações obtidas em muitos locais da América do Sul, incluindo o Observatório de La Silla do ESO, levaram à descoberta surpreendente de que o asteróide remoto Chariklo se encontra rodeado por dois anéis densos e estreitos. Este é o objeto mais pequeno descoberto até agora que apresenta anéis e apenas o quinto corpo no Sistema Solar - depois dos planetas muito maiores Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno - que apresenta esta caraterística. A origem dos anéis permanece um mistério, no entanto pensa-se que podem ser o resultado de uma colisão que criou um disco de restos. Os novos resultados serão publicados online na revista Nature a 26 de março de 2014.
eso1409pt — Nota de Imprensa Científica
VLT detecta a maior estrela hipergigante amarela
12 de Março de 2014: O interferómetro do Very Large Telescope do ESO revelou a maior estrela amarela jamais encontrada - e uma das dez maiores estrelas conhecidas até à data. Descobriu-se que esta hipergigante tem um tamanho superior a 1300 vezes o diâmetro do Sol e faz parte de um sistema estelar duplo, com uma segunda componente tão próxima que ambas as estrelas estão em contacto. Observações obtidas ao longo de sessenta anos, algumas por observadores amadores, indicam também que este objeto raro e extraordinário está a mudar muito depressa, o que significa que o estamos a observar durante uma fase muito breve da sua vida.
eso1408pt — Nota de Imprensa Científica
Choque de cometas explica nodo de gás em torno de estrela jovem
6 de Março de 2014: Os astrónomos anunciaram hoje a descoberta de um nodo inesperado de monóxido de carbono gasoso no disco de poeira que circunda a estrela Beta Pictoris. A descoberta, feita com observações obtidas pelo Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) situado no norte do Chile, é surpreendente uma vez que se espera que tal gás seja rapidamente destruído pela radiação estelar. Algo - provavelmente colisões frequentes entre objetos pequenos e gelados, como cometas - faz com que o gás esteja a ser constantemente criado. Os novos resultados são hoje publicados na revista Science.
eso1407pt — Nota de Imprensa Institucional
Primeira luz do MUSE
5 de Março de 2014: Um novo instrumento chamado MUSE (acrónimo do inglês para Multi Unit Spectroscopy Explorer) foi recentemente instalado no Very Large Telescope do ESO (VLT) no Observatório do Paranal, no norte do Chile. O MUSE observou galáxias distantes, estrelas brilhantes e outros alvos de teste durante o primeiro período de observações bem sucedidas.
eso1406pt — Foto de Imprensa
Diamantes na cauda do Escorpião
19 de Fevereiro de 2014: Uma nova imagem obtida no Observatório de La Silla do ESO, no Chile, mostra o brilhante enxame estelar Messier 7. Facilmente observado a olho nu próximo da cauda da constelação do Escorpião, este objeto é um dos enxames abertos mais proeminentes do céu - o que o torna um alvo importante da investigação astronómica.
eso1405pt — Nota de Imprensa Científica
A anatomia de um asteróide
5 de Fevereiro de 2014: Com o auxílio do New Technology Telescope (NTT) do ESO descobriu-se a primeira evidência de que os asteróides têm uma estrutura interna extremamente variada. Ao fazer medições muito precisas, os astrónomos descobriram que partes diferentes do asteróide Itokawa têm densidades diferentes. Descobrir o que se encontra no interior dos asteróides, para além de revelar segredos sobre a sua formação, pode também informar-nos sobre o que acontece quando corpos celestes colidem no Sistema Solar e dar-nos pistas sobre como se formam os planetas.
eso1404pt — Nota de Imprensa Científica
Primeiro mapa meteorológico de uma anã castanha
29 de Janeiro de 2014: O Very Large Telescope do ESO foi utilizado para criar o primeiro mapa meteorológico da superfície da anã castanha mais próxima da Terra. Uma equipa internacional fez um mapa das zonas claras e escuras da WISE J104915.57-531906.1B, também conhecida pelo nome informal Luhman 16B e uma das duas anãs castanhas recentemente descobertas que formam um par a apenas seis anos-luz de distância. Os novos resultados serão publicados a 30 de janeiro de 2014 na revista Nature.
eso1403pt — Foto de Imprensa
Uma pequena amostra da vasta coleção de dados do telescópio de rastreio VST
22 de Janeiro de 2014: O telescópio de rastreio do VLT (VST), situado no observatório do Paranal do ESO, no Chile, capturou esta nova imagem detalhada da Nebulosa da Lagoa. Esta nuvem gigante de gás e poeira, para além de estar a formar estrelas jovens intensamente brilhantes, alberga no seu seio enxames estelares jovens. A imagem é apenas uma pequeníssima fração de um dos onze rastreios públicos que estão a ser levados a cabo pelos telescópios do ESO. No seu conjunto, estes telescópios estão a obter uma vasta quantidade de dados, que vão sendo postos à disposição da comunidade astronómica do mundo inteiro.
eso1402pt — Nota de Imprensa Científica
Encontrado primeiro planeta em torno de uma gémea solar pertencente a um enxame estelar
15 de Janeiro de 2014: Os astrónomos utilizaram o detector de planetas HARPS do ESO, no Chile, assim como outros telescópios, para descobrir três planetas em torno de estrelas pertencentes ao enxame estelar aberto Messier 67. Embora mais de um milhar de planetas fora do Sistema Solar seja já conhecido, apenas alguns foram descobertos em enxames estelares. Curiosamente, um destes novos exoplanetas orbita uma estrela rara. Trata-se duma gémea solar - uma estrela que é, em todos os aspectos, praticamente idêntica ao Sol.
eso1401pt — Nota de Imprensa Científica
ALMA descobre fábrica de poeira em supernova
6 de Janeiro de 2014: Novas observações obtidas pelo Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) mostram pela primeira vez os restos de uma supernova recente a transbordar de poeira recentemente formada. Se uma quantidade suficiente desta poeira conseguir percorrer o difícil trajeto até ao espaço interestelar, poderemos ter a explicação de como muitas galáxias adquiriram uma aparência fusca e poeirenta.
Mostrar 21 até 32 de 32