Anúncio

Espanha confirma participação no E-ELT

3 de Junho de 2014

Representantes da Espanha confirmaram a participação do país no programa do European Extremely Large Telescope. O projeto encontra-se na vanguarda da ciência europeia e, quando terminado, o E-ELT será uma das principais infraestruturas de astronomia das próximas décadas. Com a Espanha no programa, todos os Estados Membros do ESO participam agora no E-ELT.

A Espanha aderiu ao ESO em Julho de 2006, tendo a sua adesão sido ratificada pelo parlamento espanhol em fevereiro de 2007. Podem ser encontradas neste link mais informações sobre o envolvimento deste país com o ESO. A Espanha é o décimo quarto Estado Membro do ESO a juntar-se ao programa do E-ELT. O investimento total por parte da Espanha remonta a cerca de 38 milhões de euros.

Espera-se que o European Extremely Large Telescope permita enormes avanços na maioria  das áreas da astronomia, incluindo planetas fora do Sistema Solar, estudos dos primeiros objetos do Universo, buracos negros de massa extremamente elevada e natureza e distribuição da matéria e energia escuras.

A construção da estrada que levará ao topo do Cerro Armazones, local onde será instalado o telescópio, começou em março de 2014. Um evento sem precedentes marcará a detonação de nivelamento do topo da montanha, a qual criará a zona plana necessária à construção do E-ELT. Este evento terá lugar a 19 de junho de 2014.