Imagem de comparação: HAWK-I e Hubble exploram um enxame com dois mil biliões de massas solares

HAWK-I and Hubble Explore a Cluster with the Mass of two Quadrillion Suns
Galaxy Cluster RCS2 J2327
Arraste a barra verde para revelar as imagens

Esta imagem mostra algo de espectacular: um enxame de galáxias massivo que está a distorcer o espaço que o rodeia! O enxame, cujo coração se encontra no centro da imagem, chama-se RCS2 J2327 e trata-se de um dos enxames mais massivos conhecidos a esta distância ou mais distantes.

Objetos massivos como o RCS2 J2327 têm uma influência tão grande sobre o seu meio envolvente que distorcem de forma visível o espaço que os rodeia. Este efeito, chamado lente gravitacional, faz com que a luz emitida por objetos mais distantes se curve, distorça e amplifique, permitindo-nos observar galáxias que, de outro modo, estariam demasiado distantes para serem detectadas. O efeito de lente gravitacional é uma das previsões da teoria da relatividade geral de Albert Einstein e pode ser observado em três regimes diferentes: lentes gravitacionais fortes, lentes gravitacionais fracas e micro lentes gravitacionais. Ao contrário das lentes gravitacionais fortes — que produzem imagens impressionantes de galáxias distorcidas, arcos vastos e fenómenos conhecidos por anéis de Einstein — as lentes gravitacionais fracas são principalmente estudadas de forma estatística, no entanto fornecem-nos uma maneira de medir as massas de objetos cósmicos, como no caso deste enxame.

Esta imagem foi composta a partir de observações obtidas com o instrumento HAWK-I montado no Very Large Telescope do ESO e com a Câmara Avançada para Rastreios do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA. A imagem mostra um detalhe impressionante, um resultado de colaboração para estudar lentes gravitacionais fracas no cosmos. O estudo descobriu que o RCS2 J2327 tem uma massa equivalente a dois mil biliões de sóis!

Usando o botão verde central podemos fazer aparecer sobre a imagem um mapa de massas, que mostra a quantidade de massa que se pensa estar contida em cada região do enxame. A criação deste mapa foi apenas possível graças a medições exatas da quantidade de efeito de lente gravitacional existente nas diferentes áreas do enxame.

Links:

Créditos

ESO & ESA/Hubble & NASA

Sobre a comparação de imagens

Id:potw1752a
Data de divulgação:25 de Dezembro de 2017 às 06:00

Imagens

HAWK-I e Hubble exploram um enxame com dois mil biliões de massas solares
HAWK-I e Hubble exploram um enxame com dois mil biliões de massas solares
O enxame de galáxias RCS2 J2327
O enxame de galáxias RCS2 J2327