Nota de Imprensa

Local do E-ELT Escolhido

Maior Olho no Céu do Mundo Será Construído em Armazones, Chile

26 de Abril de 2010

No dia 26 de Abril de 2010, o Conselho do ESO escolheu o Cerro Armazones como o local de instalação do provável telescópio de 42 metros, o E-ELT, European Extremely Large Telescope. O Cerro Armazones é uma montanha com uma altitude de 3060 metros situada na região central do deserto do Atacama, no Chile, a cerca de 130 quilómetros a sul da cidade de Antofagasta e a 20 quilómetros do Cerro Paranal, local do Very Large Telescope do ESO.

“Este é um marco importante do projecto, que nos permitirá finalizar a concepção geral desta ambiciosa infra-estrutura, a qual fará avançar enormemente o conhecimento astronómico”, diz Tim de Zeeuw, director geral do ESO. “Quero agradecer à equipa de selecção do local o excelente trabalho desenvolvido nos últimos anos.”

O próximo passo do ESO será construir um telescópio europeu de grandes dimensões (do inglês, E-ELT, European Extremely Large Telescope), o qual operará no domínio do visível/infravermelho e terá um espelho principal de 42 metros de diâmetro. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo” - o único telescópio do género do mundo inteiro. O ESO está a detalhar os planos de construção, em conjunto com a comunidade. O E-ELT abordará muitas questões fundamentais da astronomia moderna, e irá muito provavelmente revolucionar a nossa percepção do Universo, tal como aconteceu há 400 anos atrás com o telescópio de Galileu.

A decisão sobre o local de construção do E-ELT foi tomada pelo Conselho do ESO, que é o orgão governativo da Organização, composto pelos representantes dos catorze países membros do ESO, e baseou-se num extenso estudo de meteorologia comparativa, executado durante vários anos. A maioria dos dados obtidos durante a campanha de selecção do local serão tornados públicos durante o ano de 2010.

Existem vários factores a ser tomados em conta no processo de selecção do local. Claramente, o papel predominante cabe à “qualidade astronómica” da atmosfera, por exemplo, o número de noites claras, a quantidade de vapor de água e a “estabilidade” da atmosfera (também conhecida por seeing). No entanto, há igualmente outros parâmetros a considerar, tais como os custos da construção e operações, e a sinergia científica e operacional com outras infra-estruturas importantes (VLT/VLTI, VISTA, VST, ALMA e SKA, etc).

Em Março de 2010, o Conselho do ESO examinou um relatório preliminar com as principais conclusões do Comité de Aconselhamento de Selecção do Local do E-ELT [1]. Estas conclusões confirmaram que todos os locais examinados na selecção final (Armazones, Ventarrones, Tolonchar e Vizcachas, no Chile, e La Palma, em Espanha) têm muito boas condições de observação astronómica, cada um com os seus pontos fortes. O relatório técnico concluiu que o Cerro Armazones, próximo do Paranal, destaca-se como o melhor local, uma vez que mostra o melhor balanço de qualidade do céu para todos os factores considerados, ao mesmo tempo que pode ser operado de modo integrado com o Observatório do Paranal do ESO. Os Cerros Armazones e Paranal partilham as mesmas condições ideais para a observação astronómica, em particular, dispondo de céu limpo 320 noites por ano.

Tomando em linha de conta as claras recomendações do Comité de Aconselhamento de Selecção do Local e todos os outros aspectos relevantes, em especial a qualidade científica do local, o Conselho confirmou agora a escolha do Cerro Armazones como local do provável E-ELT [2].

“Juntando as capacidades científicas transformacionais do E-ELT ao já bastante poderoso observatório VLT integrado, está garantido o futuro a longo prazo do Paranal como o mais avançado observatório no visível/infravermelho do mundo, confirmando assim ainda mais a posição do ESO como líder mundial da astronomia terrestre,” diz de Zeeuw.

Antecipando a escolha do Cerro Armazones como o futuro local de construção do E-ELT, e no intuito de facilitar e apoiar o projecto, o governo chileno concordou em doar ao ESO uma parte substancial do terreno adjacente à propriedade do ESO no Paranal, terreno esse que engloba o Armazones, de modo a assegurar a protecção contínua do local contra todas as influências adversas, em particular poluição luminosa e actividades mineiras.

Notas

[1] O Comité independente de Aconselhamento de Selecção do Local do E-ELT (SSAC, do inglês E-ELT Site Selection Advisory Committee) tem estado a analisar detalhadamente os resultados de diversos locais possíveis em todo o mundo. Esforços similares foram desenvolvidos pela equipa de selecção do local do Thirty-Meter Telescope (TMT), dos Estados Unidos da América. De modo a tornar o trabalho mais eficiente, os locais pré-seleccionados pela equipa do TMT (todos situados na América do Norte e do Sul) não foram estudados pelo SSAC, já que a equipa do TMT partilhou os seus dados com o SSAC. Dois dos locais da lista de pré-selecção do SSAC, incluindo o Armazones, encontravam-se igualmente na lista da equipa do TMT.

[2] A resolução do Conselho do ESO é a seguinte:

Resolução do Conselho do ESO sobre o local de construção do provável E-ELT
Reconhecendo a clara recomendação do Comité de Aconselhamento de Selecção do Local de que o E-ELT deve ser construído no Cerro Armazones, no norte do Chile a considerável sinergia científica que resultaria entre o E-ELT e as futuras infra-estruturas no hemisfério sul, nomeadamente o ALMA e o SKA as sinergias operacionais e científicas que resultariam com o Paranal e exprimindo a mais clara apreciação à oferta muito generosa tanto da Espanha como do Chile para hospedarem o E-ELT às consideráveis contribuições para a qualidade e profundidade da discussão sobre o local de construção do E-ELT feitas pelo Chile e pela Espanha no decurso do desenvolvimento das suas ofertas de localização;

O Conselho concluiu que o motivo principal para a decisão da localização do E-ELT deve ser a qualidade científica do local. As qualidades científicas do Cerro Armazones e o impacto positivo que a localização do E-ELT  nesse local terá na futura liderança científica do ESO são argumentos suficientemente importantes para ultrapassarem a oferta substancial da Espanha.

O Conselho resolveu por isso aprovar a recomendação do Director Geral para adoptar o Cerro Armazones no Chile como local de construção do provável E-ELT.

O Conselho faz notar que esta decisão é essencial para completar a proposta de construção, sobre a qual será tomada uma decisão em data posterior.

Informações adicionais

O ESO, o Observatório Europeu do Sul, é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 14 países: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronómico, no visível, mais avançado do mundo e o VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projecto astronómico que existe actualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio de 42 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

Links

Contactos

Tim de Zeeuw
ESO Director General
Garching, Germany
Tel: +49 89 3200 6226
Email: ikreutle@eso.org

Massimo Tarenghi
ESO Representative in Chile
Santiago, Chile
Tel: +56 2 463 3143
Email: mtarengh@eso.org

Roberto Gilmozzi
E-ELT Principal Investigator
Garching, Germany
Tel: +49 89 3200 6667
Email: rgilmozz@eso.org

Lars Lindberg Christensen
Head ESO education and Public Outreach Department
Garching, Germany
Tel: +49 89 3200 6761
Telm: +49 173 38 72 621
Email: lars@eso.org

Henri Boffin
ESO La Silla-Paranal/E-ELT Press Officer
Garching, Germany
Tel: +49 89 3200 6222
Telm: +49 174 515 43 24
Email: hboffin@eso.org

Margarida Serote (Contacto de imprensa em Portugal)
Rede de Divulgação Científica do ESO e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço,
Tel: +351 964951692
Email: eson-portugal@eso.org

Connect with ESO on social media

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1018, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contacto local com os meios de comunicação social, em ligação com os desenvolvimentos do ESO. A representante do nodo português é Margarida Serote.

Sobre a Nota de Imprensa

Nº da Notícia:eso1018pt
Nome:Cerro Armazones
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory
Facility:Extremely Large Telescope

Imagens

Cerro Armazones night-time panorama*
Cerro Armazones night-time panorama*
apenas em inglês
Cerro Armazones at night
Cerro Armazones at night
apenas em inglês
Cerro Armazones
Cerro Armazones
apenas em inglês
Cerro Paranal and Cerro Armazones in Chile
Cerro Paranal and Cerro Armazones in Chile
apenas em inglês
Site testing at Cerro Armazones
Site testing at Cerro Armazones
apenas em inglês
Cerro Armazones at night
Cerro Armazones at night
apenas em inglês
Site testing at Cerro Armazones
Site testing at Cerro Armazones
apenas em inglês
View from Cerro Armazones
View from Cerro Armazones
apenas em inglês
Sun and Moon on Armazones
Sun and Moon on Armazones
apenas em inglês
O Cerro Armazones - local do futuro E-ELT
O Cerro Armazones - local do futuro E-ELT
Cerro Armazones at sunset
Cerro Armazones at sunset
apenas em inglês

Vídeos

ESOcast 16: E-ELT Site Chosen
ESOcast 16: E-ELT Site Chosen
apenas em inglês
Video News Release 30: E-ELT Site Chosen (eso1018b)
Video News Release 30: E-ELT Site Chosen (eso1018b)
apenas em inglês
Night-Time Time-lapse at Cerro Armazones
Night-Time Time-lapse at Cerro Armazones
apenas em inglês
Site testing on Cerro Armazones
Site testing on Cerro Armazones
apenas em inglês
Milky Way Above Cerro Armazones
Milky Way Above Cerro Armazones
apenas em inglês
Night over Cerro Armazones
Night over Cerro Armazones
apenas em inglês

Our use of Cookies

We use cookies that are essential for accessing our websites and using our services. We also use cookies to analyse, measure and improve our websites’ performance, to enable content sharing via social media and to display media content hosted on third-party platforms.

You can read manage your cookie preferences and find out more by visiting 'Cookie Settings and Policy'.

ESO Cookies Policy


The European Organisation for Astronomical Research in the Southern Hemisphere (ESO) is the pre-eminent intergovernmental science and technology organisation in astronomy. It carries out an ambitious programme focused on the design, construction and operation of powerful ground-based observing facilities for astronomy.

This Cookies Policy is intended to provide clarity by outlining the cookies used on the ESO public websites, their functions, the options you have for controlling them, and the ways you can contact us for additional details.

What are cookies?

Cookies are small pieces of data stored on your device by websites you visit. They serve various purposes, such as remembering login credentials and preferences and enhance your browsing experience.

Categories of cookies we use

Essential cookies (always active): These cookies are strictly necessary for the proper functioning of our website. Without these cookies, the website cannot operate correctly, and certain services, such as logging in or accessing secure areas, may not be available; because they are essential for the website’s operation, they cannot be disabled.

Cookie ID/Name
Description/Purpose
Provider (1st party or 3rd party)
Browser session cookie or Stored cookie?
Duration
csrftoken
XSRF protection token. We use this cookie to protect against cross-site request forgery attacks.
1st party
Stored
1 year
user_privacy
Your privacy choices. We use this cookie to save your privacy preferences.
1st party
Stored
6 months
_grecaptcha
We use reCAPTCHA to protect our forms against spam and abuse. reCAPTCHA sets a necessary cookie when executed for the purpose of providing its risk analysis. We use www.recaptcha.net instead of www.google.com in order to avoid unnecessary cookies from Google.
3rd party
Stored
6 months

Functional Cookies: These cookies enhance your browsing experience by enabling additional features and personalization, such as remembering your preferences and settings. While not strictly necessary for the website to function, they improve usability and convenience; these cookies are only placed if you provide your consent.

Cookie ID/Name
Description/Purpose
Provider (1st party or 3rd party)
Browser session cookie or Stored cookie?
Duration
Settings
preferred_language
Language settings. We use this cookie to remember your preferred language settings.
1st party
Stored
1 year
ON | OFF
sessionid
ESO Shop. We use this cookie to store your session information on the ESO Shop. This is just an identifier which is used on the server in order to allow you to purchase items in our shop.
1st party
Stored
2 weeks
ON | OFF

Analytics cookies: These cookies collect information about how visitors interact with our website, such as which pages are visited most often and how users navigate the site. This data helps us improve website performance, optimize content, and enhance the user experience; these cookies are only placed if you provide your consent. We use the following analytics cookies.

Matomo Cookies:

This website uses Matomo (formerly Piwik), an open source software which enables the statistical analysis of website visits. Matomo uses cookies (text files) which are saved on your computer and which allow us to analyze how you use our website. The website user information generated by the cookies will only be saved on the servers of our IT Department. We use this information to analyze www.eso.org visits and to prepare reports on website activities. These data will not be disclosed to third parties.

On behalf of ESO, Matomo will use this information for the purpose of evaluating your use of the website, compiling reports on website activity and providing other services relating to website activity and internet usage.

ON | OFF

Matomo cookies settings:

Cookie ID/Name
Description/Purpose
Provider (1st party or 3rd party)
Browser session cookie or Stored cookie?
Duration
Settings
_pk_id
Stores a unique visitor ID.
1st party
Stored
13 months
_pk_ses
Session cookie temporarily stores data for the visit.
1st party
Stored
30 minutes
_pk_ref
Stores attribution information (the referrer that brought the visitor to the website).
1st party
Stored
6 months
_pk_testcookie
Temporary cookie to check if a visitor’s browser supports cookies (set in Internet Explorer only).
1st party
Stored
Temporary cookie that expires almost immediately after being set.

Additional Third-party cookies on ESO websites: some of our pages display content from external providers, e.g. YouTube.

Such third-party services are outside of ESO control and may, at any time, change their terms of service, use of cookies, etc.

YouTube: Some videos on the ESO website are embedded from ESO’s official YouTube channel. We have enabled YouTube’s privacy-enhanced mode, meaning that no cookies are set unless the user actively clicks on the video to play it. Additionally, in this mode, YouTube does not store any personally identifiable cookie data for embedded video playbacks. For more details, please refer to YouTube’s embedding videos information page.

Cookies can also be classified based on the following elements.

Regarding the domain, there are:

  • First-party cookies, set by the website you are currently visiting. They are stored by the same domain that you are browsing and are used to enhance your experience on that site;
  • Third-party cookies, set by a domain other than the one you are currently visiting.

As for their duration, cookies can be:

  • Browser-session cookies, which are deleted when the user closes the browser;
  • Stored cookies, which stay on the user's device for a predetermined period of time.

How to manage cookies

Cookie settings: You can modify your cookie choices for the ESO webpages at any time by clicking on the link Cookie settings at the bottom of any page.

In your browser: If you wish to delete cookies or instruct your browser to delete or block cookies by default, please visit the help pages of your browser:

Please be aware that if you delete or decline cookies, certain functionalities of our website may be not be available and your browsing experience may be affected.

You can set most browsers to prevent any cookies being placed on your device, but you may then have to manually adjust some preferences every time you visit a site/page. And some services and functionalities may not work properly at all (e.g. profile logging-in, shop check out).

Updates to the ESO Cookies Policy

The ESO Cookies Policy may be subject to future updates, which will be made available on this page.

Additional information

For any queries related to cookies, please contact: pdprATesoDOTorg.

As ESO public webpages are managed by our Department of Communication, your questions will be dealt with the support of the said Department.