Anúncio

Segundo campo de astronomia ESO para alunos do secundário

Ganha uma viagem astronómica aos Alpes

30 de Maio de 2014

O Observatório Europeu do Sul (ESO) e a sua rede de divulgação científica - Science Outreach Network - estão a colaborar com o Sterrenlab, organizador de eventos de comunicação científica, na organização do segundo Campo de Astronomia ESO - Medindo o Universo. O campo terá lugar de 26 de dezembro de 2014 a 1 de janeiro de 2105 no Observatório Astronómico do Vale Aosta, situado em Saint-Barthelemy, Nus, Itália. Vários parceiros, incluindo o ESO, irão atribuir bolsas de participação às melhores candidaturas.

O campo explorará o tema de distâncias em astronomia através de palestras, actividades práticas e observações nocturnas com telescópios e instrumentos no observatório. Actividades sociais, desportos de inverno e excursões contribuirão para tornar o campo uma experiência memorável para os participantes. O ESO será responsável pelo programa científico do Campo de Astronomia e, juntamente com outros parceiros, encarregar-se-á de arranjar palestrantes e fornecer material didáctico.

A inscrição é de 500 euros e inclui alojamento em pensão completa no hostal de Saint Barthelemy, supervisão por pessoal profissional, todas as actividades astronómicas e de lazer, materiais, excursões, transportes no local e seguro. Será também facultado o transporte de autocarro entre o observatório e o aeroporto de Milan Malpensa. A inscrição não inclui as despesas de viagem entre o local de partida do estudante e Milan Malpensa ou Saint Barthelemy.

O campo receberá um máximo de 56 estudantes de escolas secundárias, com idades compreeendidas entre os 16 e os 18 anos, originários dos Países Membros do ESO e também dos países com representação no ESO Science Outreach Network. Será reservado um número limitado de lugares para estudantes de outros países, no entanto estes últimos não serão passíveis de receber bolsas por parte do ESO.

Os estudantes que pretenderem candidatar-se devem preencher o formulário disponível na página web do Campo, antes do dia 20 de outubro de 2014. Os candidatos que pretendam pedir uma bolsa devem enviar igualmente um texto de uma página ou um vídeo explicando porque é que desejam participar no campo. A seleção dos candidatos far-se-á a 31 de outubro de 2014 e a confirmação final dos participantes deverá realizar-se até 10 de novembro de 2014. Os critérios de selecção e outras instruções de participação encontram-se disponíveis para consulta na página web do Campo.

A melhor candidatura apresentada por um estudante residente num dos Países Membros do ESO terá direito a uma bolsa oferecida pelo ESO, a qual cobrirá o custo total do campo incluindo transporte. Vários parceiros nacionais atribuirão igualmente bolsas de participação à melhor candidatura de um estudante residente no respectivo país. Estas bolsas cobrem a inscrição no campo, mas não a viagem. Estes parceiros e respectivos países são:

  • INAF — Istituto Nazionale di Astrofisica, Itália
  • Sociedade Astronómica Polaca, Fundo National Infantil, Fundação Novo Espaço, Polónia
  • Sociedad Española de Astronomía, Espanha
  • Université de Genève, Suíça
  • Science and Technology Facilities Council, Reino Unido

Existe a possibilidade de surgirem mais parceiros nacionais que pretendam atribuir bolsas de participação. Siga a página web do Campo para obter mais informações e manter-se actualizado relativamente a este evento.

Mais informação

O Sterrenlab é especialista na organização de campos de ciência internacionais, direccionados para crianças e adolescentes, oferecendo uma série de serviços nos campos da consultadoria, concepção e implementação de projetos e eventos nas áreas da educação e comunicação científicas.

Links

Contactos

Cristina Olivotto
Sterrenlab
Tel: +31 6 48268645
Email: cristina@sterrenlab.com

Oana Sandu
Community Coordinator
ESO education and Public Outreach Department
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14042

Imagens

Campo de Astronomia ESO 2014 - Medindo o Universo
Campo de Astronomia ESO 2014 - Medindo o Universo