Anúncio

SOXS: Observatório de La Silla do ESO terá novo instrumento de vanguarda

8 de Outubro de 2018

O ESO assinou um acordo com um consórcio internacional liderado pelo INAF, o Instituto Nacional de Astrofísica italiano, para construir e operar um instrumento espectrográfico de ponta conhecido por SOXS (Son Of X-shooter - Filho de X-shooter) [1]. Desde 2017 que está a ser desenvolvido trabalho relacionado com o design deste instrumento inovador, o que significa que o SOXS poderá ser instalado em La Silla já a partir do início de 2020.

O SOXS será instalado no telescópio do ESO de 3,58 metros, o New Technology Telescope (NTT), no Observatório de La Silla no Chile, em substituição do SOFI, um instrumento do ESO altamente produtivo que opera há mais de 20 anos neste local. Concebido como uma infraestrutura espectroscópica única, o SOXS estudará fontes transientes seguindo alertas de telescópios, satélites e detectores de todo o mundo.

O SOXS fornecerá observações espectroscópicas de seguimento vitais a muitos rastreios transientes, estando a preparar-se para ser o principal instrumento de seguimento de fenómenos transientes no hemisfério sul. O design inovador, altamente especializado do instrumento garantirá praticamente a mesma sensibilidade que o seu progenitor, o X-shooter, apesar do SOXS ir ser instalado num telescópio muito menor.

Os fenómenos transientes são eventos astronómicos que, como o nome indica, são apenas visíveis no céu durante um curto período de tempo. Estes eventos incluem alguns dos fenómenos astrofísicos mais interessantes, tais como supernovas e explosões de ondas gravitacionais. É muito importante que estes fenómenos sejam seguidos nas primeiras horas, ou mesmo minutos, da sua ocorrência por infraestruturas espectroscópicas dedicadas, tais como o SOXS. Os fenómenos transientes estão a ser descobertos a uma taxa impressionante, a qual irá aumentar devido aos telescópios de rastreio futuros, o que torna a combinação SOXS/NTT uma ferramenta astronómica muito necessária para capturar estes eventos rápidos em comprimentos de onda que vão do ultravioleta ao infravermelho próximo.

A partir da sua nova casa no NTT, no Observatório de La Silla, o SOXS seguirá uma variedade de fenómenos astronómicos transientes a ocorrer em todas as escalas de distância e em todas as áreas da astronomia. Os seus alvos incluirão alertas rápidos de telescópios espaciais (tais como explosões de raios gama) ou de detectores de ondas gravitacionais, alertas a meio-termo (tais como supernovas e eventos transientes em raios X), monitorização a longo termo de fontes variáveis (tais como blazars e binários cataclísmicos), espectroscopia transiente de exoplanetas ou eventos únicos como a passagem próxima de pequenos corpos recentemente descobertos. Para além da impressionante capacidade de estudar fenómenos transientes, o SOXS será também capaz de levar a cabo observações de rotina de objetos que são simplesmente demasiadamente brilhante para poderem ser observados por outros instrumentos, como por exemplo o X-shooter.

Espera-se a primeira luz para 2020 e o início das operações a 2021. O contrato prevê 5 anos de operações com uma extensão possível de outros 5 anos.

Notas

[1] O SOXS (Son of X-shooter) é um desenvolvimento do instrumento X-Shooter instalado no VLT. O consórcio SOXS é constituído por: INAF (Itália), Instituto de Ciência Weizmann (Israel), Universidad Andrés Bello & Millennium Institute of Astrophysics (Chile), Universidade de Turku & FINCA (Finlândia), Queen’s University Belfast (RU), Universidade de Tel Aviv (Israel)e Instituto Niels Bohr (Dinamarca).

Links

Contactos

Hans-Ulrich Käufl
ESO
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6414
Email: hukaufl@eso.org

Sergio Campana
INAF – Osservatorio astronomico di Brera
Via E. Bianchi 46
Merate (LC) – I-23807, Itália
Tel: +39 02 72320418
Email: sergio.campana@brera.inaf.it

Calum Turner
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Telm: +49 151 1537 3591
Email: pio@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18070

Imagens

New Technology Telescope do ESO
New Technology Telescope do ESO