Telescópios e Instrumentação

Tal como consta da sua Convenção, o ESO põe à disposição dos astrónomos da Europa instalações de ponta, além de promover e organizar a cooperação na investigação em astronomia. Atualmente, o ESO opera os maiores e mais sofisticados observatórios do mundo, em três locais no norte do Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. Estes são os melhores locais no hemisfério sul para a observação astronómica. Com outras atividades tais como, desenvolvimento tecnológico, conferências e projetos educacionais, o ESO desempenha também um papel decisivo na formação de uma Área Europeia de Investigação para a astronomia e astrofísica.

Instrumentação no Observatório do Paranal

O Very Large Telescope (VLT), no Cerro Paranal, é a principal infraestrutura de observação do ESO, operando no visível e infravermelho. Os quatro telescópios de 8,2 metros de diâmetro estão em operação individualmente, dotados de muitos instrumentos.

O VLT oferece também a possibilidade de combinar a radiação coletada pelos quatro telescópios de modo a trabalhar como um interferómetro. O Interferómetro do Very Large Telescope (VLTI), com a sua própria coleção de instrumentos, disponibiliza imagens com a precisão de um milésimo de segundo de arco e astrometria com uma precisão de 10 microsegundos de arco. Para além dos telescópios com 8,2 metros de diâmetro, o VLTI conta também com quatro Telescópios Auxiliares (AT) de 1,8 metros de diâmetro, o que aumenta as suas capacidades de obter imagens, ao mesmo tempo que permite a utilização da infraestrutura todas as noites do ano.

Dois telescópios de rastreio estão também em operação no Paranal, o VLT Survey Telescope (VST, 2,6 metros de diâmetro) que trabalha na região do visível e o Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy (VISTA, 4,1 metros de diâmetro) que opera nas regiões do infravermelho.

Veja o VLT nos mapas Google e com fotografias do público.

Instrumentação do Observatório de La Silla

O ESO opera dois telescópios principais no Observatório de La Silla: o telescópio de 3,6 metros e o New Technology Telescope (NTT). Estes telescópios encontram-se equipados com instrumentos de vanguarda, construídos ou pelo próprio ESO ou por consórcios externos, com uma contribuição substancial do ESO.

Veja La Silla nos Mapas Google e com fotografias tiradas pelo público.

APEX, the Atacama Pathfinder Experiment, é uma colaboração entre o Instituto Max Planck para a Rádio Astronomia (MPIfR) a 50%, o Observatório Espacial Onsala (OSO) a 23% e o Observatório Europeu do Sul (ESO) a 27%, que construiu e opera um protótipo de uma antena modificada do ALMA como uma antena única a 5100 metros de altitude no Llano Chajnantor. O telescópio foi fornecido pelo VERTEX Antennentechnik in Duisburg, na Alemanha. O APEX dispõe de espectrómetros heteródinos e câmaras bolométricas de grande angular e trabalha na maior parte das janelas atmosféricas situadas entre os 0,2 e os 1,4 mm. A operação deste telescópio está a cargo do ESO.

Veja o local do Chajnantor nos Mapas Google com imagens tiradas pelo público.

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, ALMA, é um projeto de colaboração internacional que visa desenvolver um telescópio de design revolucionário para estudar o Universo a partir de um local no sopé dos Andes chilenos. O ALMA é composto por 66 antenas de alta precisão, que operam na banda de comprimentos de onda que vai dos 0,32 aos 3,6 mm. A rede principal é composta por 50 antenas com 12 metros de diâmetro cada uma, que funcionam em uníssono como se de um único telescópio se tratassem - um interferómetro. Uma rede adicional compacta composta por quatro antenas de 12 metros e doze antenas de 7 metros complementa a rede principal. As antenas podem posicionar-se em diferentes configurações, onde o máximo da distância entre antenas pode variar entre os 150 metros e os 16 quilómetros. O correlador do ALMA, um computador especializado que combina a informação recebida por todas as antenas, consegue fazer umas extraordinárias 16 000 biliões de operações por segundo.

O ALMA foi inaugurado em 2013, mas observações científicas preliminares com uma rede parcial de antenas tinham começado já em 2011. O projeto ALMA é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. O ESO é o parceiro europeu no ALMA.

Para mais informações veja por favor a página do ALMA. Informação relativa a visitas aos Locais do ESO estão disponíveis noutra página.

E-ELT

O ESO está a trabalhar em conjunto com a comunidade de astrónomos e astrofísicos europeus na definição de um novo telescópio gigante, necessário para meados da próxima década: o European Extremely Large Telescope (E-ELT). O E-ELT será o maior telescópio no óptico/infravermelho próximo: o maior olho do mundo virado para o céu. O espelho principal terá praticamente o tamanho de meio campo de futebol.

O início da construção do E-ELT está planeado para o final de 2013, com o começo das operações previsto para o início da próxima época.

O local de acolhimento do E-ELT será o Cerro Armazones, situado a apenas 20 quilómetros do Paranal, local do VLT.

Para mais informação veja por favor a página do E-ELT.