Anúncio
Portugal participará no E-ELT
7 de Maio de 2013
Representantes do governo português confirmaram hoje que o país se juntará à lista dos participantes no programa do European Extremely Large Telescope (E-ELT) do ESO. Treze Estados Membros do ESO confirmaram já a sua total participação no que será o projeto líder da astronomia no solo nas próximas décadas.
Portugal juntou-se ao ESO em junho de 2000, tendo a sua adesão sido ratificada pelo parlamento português em maio de 2001. A contribuição adicional de Portugal ao E-ELT rondará os 5,1 milhões de euros, pagos ao longo dos dez anos da construção.
“Estou muito contente por ver mais um passo no sentido de tornar o projeto E-ELT uma realidade,” diz Tim de Zeeuw, o Diretor Geral do ESO, “Com esta importante decisão do Ministro Nuno Crato, Portugal junta-se à lista de Estados Membros que liderarão o avanço da astronomia no solo nas décadas futuras. Esta decisão beneficiará significativamente os astrónomos, construtores de instrumentos e indústria no país.”
O E-ELT é considerado uma das maiores prioridades da astronomia europeia no solo e um dos principais projetos do ESO para as próximas décadas. Este telescópio dará aos astrónomos a possibilidade de avançarem a passos de gigante no conhecimento astrofísico, através de estudos detalhados aos primeiros objetos do Universo, a planetas em órbita de outras estrelas, a buracos negros de massa extremamente elevada e à natureza e distribuição da matéria escura e da energia escura, que dominam o Universo.
O início da construção do E-ELT está previsto para o final deste ano, esperando-se a primeira luz para cerca de dez anos depois.
Links
Contactos
Richard Hook
European Southern Observatory
Garching, Germany
Phone: +49 89 3200 6655
Mobile: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org
Sobre o anúncio
Id: | ann13042 |