Nota de Imprensa

Cerimónia de colocação da primeira pedra do Extremely Large Telescope do ESO

Início da construção da cúpula e estrutura do telescópio ELT

26 de Maio de 2017

Uma cerimónia que marcou a colocação da primeira pedra do Extremely Large Telescope do ESO (ELT) decorreu hoje na presença da Presidente da República do Chile, Michelle Bachelet Jeria. O evento teve lugar no Observatório do Paranal do ESO, no norte do Chile, perto do local onde ficará instalado o futuro telescópio gigante. Este marco assinalou o início da construção da cúpula e da estrutura principal daquele que será o maior telescópio óptico do mundo e anunciou o despertar de uma nova era na astronomia. A cerimónia marcou ainda a ligação do observatório à rede eléctrica nacional chilena.

A Presidente Bachelet foi recebida por Tim de Zeeuw, Diretor Geral do ESO, Roberto Tamai, Gestor de Programa do ELT, e Andreas Kaufer, Diretor do Observatório La Silla Paranal. Estiveram também presentes na cerimónia Aurora Williams, Ministra de Minas, Luis Felipe Céspedes, Ministro da Economia, e Andrés Rebolledo, Ministro da Energia. Estiveram ainda presentes altos dignatários do governo chileno e indústria, tanto chilenos como doutros países, assim como cientistas e engenheiros do ESO e representantes dos meios de comunicação social, locais e internacionais.

Um dos destaques da cerimónia foi a selagem de uma cápsula do tempo preparada pelo ESO, cujo conteúdo inclui um poster com fotografias do atual pessoal do ESO e uma cópia do livro que descreve os objetivos científicos do futuro telescópio. A cápsula do tempo foi selada com um hexágono de Zerodur® gravado, correspondente a um modelo feito à escala de 1/5 de um dos segmentos do espelho primário do ELT [1].

No seu discurso, a Presidente do Chile salientou: “Com o início simbólico destes trabalhos de construção, estamos aqui a construir mais do que um telescópio: trata-se sim de uma das maiores expressões das capacidades científica e tecnológica e do extraordinário potencial das cooperações internacionais."

Tim de Zeeuw agradeceu à Presidente e ao seu governo pelo apoio contínuo prestado ao ESO no Chile e pela proteção dada ao céu sem par do país:” O ELT irá fazer descobertas que simplesmente não podemos atualmente imaginar, inspirando certamente inúmeras pessoas em todo o mundo a pensarem na ciência, na tecnologia e no nosso lugar no Universo. Toda esta dinâmica trará enormes benefícios aos Estados Membros do ESO, ao Chile e ao mundo de modo geral.

Patrick Roche, Presidente do Conselho do ESO, acrescentou: "Trata-se de um importante marco na história do ESO, já que o ELT será o mais poderoso e ambicioso telescópio do seu tipo. Conseguimos chegar até aqui graças aos esforços de muitas pessoas nos Estados Membros do ESO, no Chile e noutros lados, ao longo de muitos anos. Quero agradecer a todos e alegra-me bastante ver tantos hoje aqui connosco a celebrar esta ocasião."

Com um espelho primário de 39 metros de diâmetro, o Extremely Large Telescope (ELT) será o maior telescópio óptico/infravermelho do mundo e levará a tecnologia de telescópios a desbravar novos territórios. O telescópio ficará alojado numa enorme cúpula que rodará, de 85 metros de diâmetro — comparável à área de um campo de futebol.

Há um ano atrás, o ESO assinou um contrato com o ACe Consortium, constituído pela Astaldi, Cimolai e o sub-contratado EIE Group, para a construção da cúpula e estrutura do telescópio (eso1617). Tratou-se do maior contrato alguma vez adjudicado pelo ESO e também do maior jamais assinado para a astronomia terrestre. Com o colocar da primeira pedra, a construção da cúpula e da estrutura do ELT começa de modo oficial [2].

A cerimónia marcou igualmente a ligação dos observatórios do Cerro Paranal e do Cerro Armazones à rede eléctrica nacional chilena. Esta ligação, possível graças ao forte apoio do governo chileno, é gerida pelo Grupo SAESA chileno. A nova ligação reduzirá custos e fornecerá uma maior confiança e estabilidade, para além de diminuir a pegada de carbono no ambiente por parte do observatório.

O ELT é o mais recente de muitos projetos do ESO que beneficiaram enormemente do apoio continuado do governo do Chile, o Estado de acolhimento há mais de meio século. O forte apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério da Energia e da Comissão Nacional de Energia (CNE) foi vital no estabelecimento da ligação do local à rede eléctrica nacional.

O local onde o ELT ficará instalado foi doado ao ESO pelo governo do Chile, encontrando-se rodeado por uma concessão de terreno ainda mais alargada, de modo a proteger as futuras operações do telescópio de interferências de qualquer tipo — e contribuindo assim para que o Chile continue a manter o seu estatuto de capital astronómica do mundo.

O ELT será o maior “olho” do mundo apontado para o céu e poderá bem revolucionar a nossa perceção do Universo. Investigará um vasto domínio de desafios científicos, incluindo a procura de sinais de vida em exoplanetas do tipo terrestre, o estudo da natureza da energia escura e da matéria escura e a observação das fases iniciais do Universo, levando-nos à exploração das nossas origens cósmicas. Levantará certamente também novas questões que atualmente não imaginamos e melhorará sem sombra de dúvida a vida na Terra através de novos avanços tecnológicos e feitos de engenharia.

Prevê-se que o ELT veja a sua primeira luz em 2024. O colocar da primeira pedra marca o despertar de uma nova era na astronomia.

Notas

[1] A cerimónia, que estava planeada para o Cerro Armazones, acabou por decorrer na Residencia do Paranal, devido a ventos muitos fortes que se faziam sentir na altura no topo do Cerro Armazones.

[2] A  cúpula terá uma massa total de cerca de 5000 toneladas e o suporte do telescópio e a estrutura do tubo terão uma massa total em movimento de mais de 3000 toneladas. Ambas estas estruturas serão de longe as maiores jamais construídas para um telescópio óptico/infravermelho, fazendo com que as restantes pareçam minúsculas e tornando o ELT claramente no maior olho do mundo virado para o céu.

Informações adicionais

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 16 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, assim como pelo Chile, o país de acolhimento. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é um parceiro principal no ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o European Extremely Large Telescope (E-ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.

Links

Contactos

Margarida Serote
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Portugal
Telm.: 964951692
Email: eson-portugal@eso.org

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Germany
Tel.: +49 89 3200 6655
Telm.: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Connect with ESO on social media

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1716, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contacto local com os meios de comunicação social, em ligação com os desenvolvimentos do ESO. A representante do nodo português é Margarida Serote.

Sobre a Nota de Imprensa

Nº da Notícia:eso1716pt
Nome:Extremely Large Telescope
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory
Facility:Extremely Large Telescope

Imagens

Imagem artística do ELT em operação
Imagem artística do ELT em operação
A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, sela a cápsula do tempo  durante a cerimónia de colocação da primeira pedra do ELT
A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, sela a cápsula do tempo durante a cerimónia de colocação da primeira pedra do ELT
Imagem artística do ELT em operação
Imagem artística do ELT em operação
Imagem artística do ELT em operação
Imagem artística do ELT em operação
O topo nivelado do Cerro Armazones no norte do Chile
O topo nivelado do Cerro Armazones no norte do Chile
Comparação entre as cúpulas de grandes telescópios futuros
Comparação entre as cúpulas de grandes telescópios futuros
Mapa das novas ligações do Paranal e do Armazones à rede eléctrica chilena
Mapa das novas ligações do Paranal e do Armazones à rede eléctrica chilena
Mosaico do ELT feito a partir de retratos do pessoal do ESO
Mosaico do ELT feito a partir de retratos do pessoal do ESO
Placa hexagonal que sela a cápsula do tempo do ELT
Placa hexagonal que sela a cápsula do tempo do ELT
Instrumentos do ELT
Instrumentos do ELT
A Presidente do Chile, Michelle Bachelet Jeria, chega à cerimónia de colocação da primeira pedra do ELT
A Presidente do Chile, Michelle Bachelet Jeria, chega à cerimónia de colocação da primeira pedra do ELT
A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, sela a cápsula do tempo durante a cerimónia de colocação da primeira pedra do ELT
A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, sela a cápsula do tempo durante a cerimónia de colocação da primeira pedra do ELT
A Presidente do Chile, Michelle Bachelet Jeria, assiste à cerimónia de colocação da primeira pedra do ELT
A Presidente do Chile, Michelle Bachelet Jeria, assiste à cerimónia de colocação da primeira pedra do ELT
Pessoal do ESO e convidados no Cerro Armazones
Pessoal do ESO e convidados no Cerro Armazones
Distintos convidados na cerimónia de colocação da primeira pedra do ELT
Distintos convidados na cerimónia de colocação da primeira pedra do ELT
Inauguration of the Armazones Substation
Inauguration of the Armazones Substation
apenas em inglês
Past, present and future Directors General of ESO as of May 2017
Past, present and future Directors General of ESO as of May 2017
apenas em inglês

Vídeos

ESOcast Light 108: Início da construção da cúpula e estrutura do ELT (4K UHD)
ESOcast Light 108: Início da construção da cúpula e estrutura do ELT (4K UHD)
Voando até ao ELT
Voando até ao ELT
Voando até ao ELT
Voando até ao ELT
Vídeo artístico do ELT no Cerro Armazones
Vídeo artístico do ELT no Cerro Armazones
Olhando de frente para o ELT
Olhando de frente para o ELT
Trailer do ELT
Trailer do ELT
B-roll material from ELT First Light
B-roll material from ELT First Light
apenas em inglês