Anúncio

Irlanda ratifica adesão ao ESO

Irlanda torna-se o 16º Estado Membro do ESO

9 de Outubro de 2018

A Irlanda ratificou a sua adesão e juntou-se ao ESO como o seu 16º Estado Membro. O ESO orgulha-se de receber a Irlanda e aguarda com expectativa novas oportunidades de colaboração com os astrónomos e indústria deste país.

O processo de ratificação formal da adesão da Irlanda ao ESO ficou completo quando o instrumento de ratificação foi entregue a 28 de Setembro de 2018 no Ministério de Negócios Estrangeiros francês em Paris. O Tratado de Adesão foi assinado a 26 de Setembro por John Halligan, Ministro do Estado Irlandês para a Formação, Competências, Inovação, Investigação e Desenvolvimento, e por Xavier Barcons, Diretor Geral do ESO.

A ratificação da adesão da Irlanda ao ESO solidifica a posição deste país na vanguarda da comunidade astronómica mundial. Com a adesão ao ESO, os astrónomos irlandeses ganham acesso aos telescópios e instrumentos de vanguarda do ESO, incluindo o Very Large Telescope (VLT), instalado no Paranal, e o Atacama Large Millimeter/submillimiter Array (ALMA), colocado no Chajnantor, no Chile. Os astrónomos e indústria irlandesa têm ainda a oportunidade de contribuir para a construção do Extremely Large Telescope (ELT).

Ao juntar-se ao ESO, a Irlanda aumenta a sua já rica história astronómica, a qual se estende ao longo de vários séculos. Durante várias décadas do séculos XIX, a Irlanda acolheu o maior telescópio do mundo — o Leviatã de Parsonstown, um telescópio refletor de 1,8 metros — no local que acolhe atualmente o l-LOFAR, um rádio telescópio de baixa frequência alargado à Europa.

No dia 17 de Setembro, decorreu em Dublin o Dia da Indústria do ESO 2018, onde foi anunciada a adesão do país ao ESO, demonstrando assim o seu empenhamento na investigação e desenvolvimento, e preparado o seu futuro como Estado Membro do observatório astronómico mais produtivo do mundo — o ESO.

Contactos

Calum Turner
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: pio@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18073

Imagens

Irlanda ratifica adesão ao ESO e torna-se o 16º Estado Membro desta organização
Irlanda ratifica adesão ao ESO e torna-se o 16º Estado Membro desta organização