ann19028-pt — Anúncio

Oportunidades de financiamento no Chile (Anuncio de Oportunidades)

Chamada de propostas pelo Comité Conjunto do ESO e Governo do Chile

7 de Junho de 2019

De modo a desenvolver o programa de cooperação científica com o seu país de acolhimento, o ESO dispõe de um fundo que gere anualmente dedicado ao desenvolvimento de disciplinas relacionadas com astronomia e tecnologia no Chile. O painel, constituído por representantes do ESO e do governo chileno (que trabalham a partir do Ministério de Negócios Estrangeiros), avalia e selecciona os programas a serem apoiados por este fundo. Existem 5 áreas de apoio:

  • Fundos de apoio do ESO a programas pós-doutorais em astronomia a realizar em instituições académicas chilenas.
  • Fundos para posições académicas na faculdade por períodos de até dois anos em instituições académicas chilenas.
  • Fundos para apoiar o desenvolvimento e a apresentação de programas educativos para o ensino e disseminação da astronomia no Chile.
  • Fundos para apoiar programas de desenvolvimento e construção de sistemas tecnológicos para a astronomia.
  • Fundos para apoiar o desenvolvimento da astronomia em áreas não cobertas pelas quatro categorias anteriores.

O Comité Conjunto do ESO e Governo do Chile considerarão todas as propostas que contribuam para o desenvolvimento da astronomia no Chile, atribuindo fundos até um total aproximado de cerca de 365 milhões de pesos chilenos para 2019. Os critérios para atribuição de fundos levarão em linha de conta o mérito dos projetos, as prioridades estratégicas definidas pelo Comité, o acordo entre o montante pedido e a dimensão do projeto e o mérito dos candidatos.

Em particular, o comité encoraja fortemente a submissão de propostas ambiciosas na área da astro-engenharia que pretendam fortalecer a colaboração entre grupos ou instituições no Chile e no estrangeiro. Uma parte substancial do fundo disponível será atribuída a este tipo de projetos por um período inicial de dois anos, com a possibilidade de renovação por dois períodos adicionais, até um total de 6 anos. Os projetos aprovados nesta modalidade terão que ser apresentados a cada dois anos, estando a sua renovação sujeita à avaliação favorável das atividades realizadas no período anterior.

As propostas têm que ser submetidas pelas instituições, sendo o prazo limite das candidaturas o dia 2 de Agosto de 2019, às 23:59 (hora do Chile).

As propostas devem ser escritas em inglês ou espanhol, usando o formulário disponível no link abaixo (o formulário existe apenas em espanhol).

Para mais informações sobre a submissão de propostas, queira por favor contactar o gabinete do Representante do ESO no Chile.

Links

Contactos

Claudio Melo
ESO Chile
Alonso de Córdova 3107, Vitacura
Santiago, Chile
Tel: +56 22 463 3032/ 22 463 3051
Email: cmelo@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann19028

Imagens

Jóias do céu noturno chileno
Jóias do céu noturno chileno