Anúncio

ESOcast 209: Divulgação e ciência durante o Eclipse Total do Sol em La Silla

22 de Outubro de 2019

No dia 2 de Julho de 2019, ocorreu um eclipse total do Sol sobre o Observatório de La Silla do ESO, situado no deserto chileno do Atacama. Os eclipses totais do Sol são fenómenos raros que ocorrem em média uma vez cada 360 anos em determinado local e têm por isso um grande impacto nas pessoas que a eles assistem.

Mais raro ainda é um eclipse total do Sol ocorrer sobre o céu de observatórios existentes, o que permite a realização de experiências científicas especiais. Por esta razão, o ESO convidou cerca de 25 cientistas, divulgadores e educadores científicos para observarem e documentarem o evento no Observatório de La Silla. As experiências levadas a cabo por estes participantes convidados tiveram resultados excelentes, como por exemplo o mapeamento da polarização da coroa do Sol e a análise dos seus espectros.

Para celebrar esta ocorrência, o ESO lançou um novo ESOcast. Reveja no ESOcast 209 o eclipse total do Sol em La Silla e descubra como é que os astrónomos aproveitaram a oportunidade para aprender mais sobre a nossa estrela mais próxima. Para mais informações sobre as experiências levadas a cabo, consulte a revista The Messenger nº. 177.

Pode subscrever os ESOcasts no iTunes ou receber episódios futuros no YouTube.

Encontram-se disponíveis mais episódios do ESOcast.

Descubra como pode ver e contribuir com legendas para o ESOcast em diversas línguas ou traduzir este vídeo no YouTube.