Anúncio

ESCAPE para a Ciência Aberta

Infraestruturas europeias de astronomia e física das partículas recebem financiamento de 16 milhões de euros para projeto de dados abertos

20 de Novembro de 2018

O projeto ESCAPE (European Science Cluster of Astronomy & Particle physics ESFRI research infrastructures) recebeu um financiamento de 16 milhões de euros através do Programa de Investigação e Inovação Horizon 2020 da União Europeia [1] e será lançado no primeiro trimestre de 2019. Ao juntar infraestruturas de investigação chave pan-europeias de astronomia e física das partículas no âmbito do Plano Estratégico do ESFRI (European Strategy Forum on Research Infrastructures), o projeto ESCAPE abordará os desafios da ciência aberta e acessibilidade de dados com que se defrontam os investigadores europeus.

O projeto ESCAPE combinará os esforços das instituições participantes para tornar abertos, acessíveis e interoperáveis os dados e software da astronomia multi-mensageira e física das partículas ligada a aceleradores.

Durante um período de 42 meses, o ESCAPE, liderado pelo CNRS (Centro Nacional de Investigação Científica francês), promoverá a colaboração entre 31 parceiros científicos e industriais europeus no intuito de responder a questões cruciais na área da ciência aberta e inovação de dados na investigação científica baseada em dados. “Escolhemos o nome ESCAPE porque o nosso intuito é deixar que dados e investigação "se libertem",” explica Giovanni Lamanna, Diretor do laboratório LAPP (Laboratoire d'Annecy de Physique des Particules) do CNRS e Investigador Principal do projeto ESCAPE.

Este ambicioso projeto melhorará a colaboração em astronomia multi-mensageira e física das partículas ligada a aceleradores ao desenvolver uma infraestrutura e metodologia pan-europeias para o armazenamento, análise e disseminação de grandes bases de dados. O ESCAPE focar-se-á ainda na educação dos membros da comunidade científica europeia relativa à administração eficiente de dados e à implementação dos princípios da European Open Science Cloud ao fornecer aos investigadores uma plataforma de ciência aberta integrada para a análise de dados.

Notas

[1] O programa ESCAPE recebeu este financiamento através do Programa de Investigação e Inovação Horizon 2020 da União Europeia, Acordo de Subvenção nº. 824064.

Mais Informações

As competências do consórcio de infraestruturas do ESCAPE são vastas e especializadas, e incluem projetos como o Cherenkov Telescope Array (CTA), o Extremely Large Telescope (ELT), o European Solar Telescope (EST), a Facility for Antiproton and Ion Research in Europe (FAIR), o High Luminosity-Large Hadron Collider (HL-LHC), o cubic-kilometre-sized Neutrino Telescope (KM3NeT) e o Square Kilometre Array (SKA). São também membros do núcleo ESCAPE duas organizações internacionais pan-europeias, o CERN (Organização Europeia de Investigação Nuclear) e o ESO (Observatório Europeu do Sul). O Observatório Virtual Europeu (EURO-VO) está também ativamente envolvimento neste projeto. O ESCAPE inclui ainda outros observatórios astronómicos líderes mundiais, tais como os operados pelo ESO (por exemplo, APEX, ALMA, Paranal e La Silla), infraestruturas de investigação tais como o Observatório Europeu de Ondas Gravitacionais (EGO-Virgo) e o Instituto Conjunto do VLBI ERIC (JIVE). A lista completa dos parceiros ESCAPE pode ser consultada na Nota de Imprensa do ESCAPE.

Links

Contactos

Andrew Williams
ESO Institutional Relations Officer
Office of the Director General
Tel: +49 89 320 062 78
Email: awilliam@eso.org

Martino Romaniello
Head, ESO Back-end Operations Department
Tel: +49 89 3200 6565
Email: mromanie@eso.org

Calum Turner
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: pio@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18084

Imagens

Logotipo do ESCAPE
Logotipo do ESCAPE