ann20024-pt — Anúncio

Anunciados vencedores do concurso Insight Astronomy Photographer of the Year 2020

11 de Setembro de 2020

O Observatório Real de Greenwich anunciou os resultados do seu concurso de fotografia global extremamente popular, um concurso anual que junta as mais belas e deslumbrantes imagens do cosmos. O vencedores do Insight Astronomy Photographer of the Year 2020 verão os seus trabalhos expostos na exposição Insight Investment Astronomy Photographer of the Year, no Museu Marítimo Nacional inglês, que estará patente ao público a partir de 23 de Outubro de 2020. O ESO juntou-se a este concurso desde 2016, contribuíndo com um membro do júri e divulgando esta competição junto da sua comunidade. 

O fotógrafo francês Nicolas Lefaudeux foi o vencedor seleccionado de entre milhares de fotógrafos amadores e profissionais de todo o mundo, arrebatando o título do Observatório Real de Greenwich de Insight Investment Astronomy Photographer of the Year 2020. 

Dentre as imagens vencedoras de outras categorias e prémios especiais, destacamos: Aurora Borealis above Hamn i Senja, Skaland, na Noruega, de Nicholas Roemmelt (Alemanha); a imagem capturada por Łukasz Sujka (Polónia), que mostra o alinhamento da Lua e Júpiter, emoldurado por três satélites de Júpiter; uma ilustração notável The Prison of Technology, os rastros de satélites entre a Terra e a estrela dupla Albireo, que o fotógrafo Rafael Schmall (Hungria) conseguiu capturar; e a imagem de Bence Toth, Melhor Iniciante, da região central da Nebulosa Califórnia. 

A imagem Dark River de Julie F. Hill (Reino Unido) foi nomeada como a vencedora inaugural do Prémio Annie Maunder para Inovação de Imagem.

No seguimento de muitas excelentes entradas de jovens aspirantes a astrofotógrafos na categoria de Jovens, Alice Fock Hang de 10 anos de idade (Reunião) ganhou o primeiro prémio com a fotografia The Four Planets and the Moon, que mostra a Lua, Vénus, Mercúrio, a estrela Antares, Júpiter e Saturno sobre o Oceano Índico.

Os vencedores de todas as categorias são:

Galáxias

  • Nicolas Lefaudeux (França) com Andromeda Galaxy at Arm's Length? (Vencedor e Vencedor Global)
  • Mark Hanson (EUA) com NGC 3628 with 300,000 Light Year Long Tail (2º Lugar)
  • Juan-Carlos Munoz-Mateos (Espanha) com Attack on the Large Magellanic Cloud (Menção Honrosa)

Auroras

  • Nicholas Roemmelt (Alemanha) com The Green Lady (Vencedor)
  • Tom Archer (Reino Unido) com Lone Tree under a Scandinavian Aurora (2º Lugar)
  • Kristina Makeeva (Rússia) com Iceland (Menção Honrosa)

A Lua

  • Alain Paillou (França) com Tycho Crater Region with Colours (Vencedor)
  • Ethan Roberts (Reino Unido) com HDR Partial Lunar Eclipse with Clouds (2º Lugar)
  • Daniel Koszela (Polónia) com Moon Base (Menção Honrosa)

O Sol

  • Alexandra Hart (Reino Unido) com Liquid Sunshine (Vencedora)
  • Filip Ogorzelski (Polónia) com 145 Seconds of Darkness (2º Lugar)
  • Alan Friedman (EUA) com Ultraviolet (Menção Honrosa)

Pessoas e Espaço

  •  Rafael Schmall (Hungria) com The Prison of Technology (Vencedor)
  • Tian Li (China) com Observe the Heart of the Galaxy (2º Lugar)
  • Yang Sutie (China) com AZURE Vapor Tracers (Menção Honrosa)

Planetas, Cometas e Asteroides

  • Łukasz Sujka (Polónia) com Space Between Us… (Vencedor)
  • Martin Lewis (Reino Unido) com In the Outer Reaches (2º Lugar)
  • Robert Stephens (EUA) com The Ghost of Alnilam and a Near Earth Asteroid (Menção Honrosa)

Paisagens do Céu

  • Thomas Kast (Alemanha) com Painting the Sky (Vencedor)
  • Stefan Liebermann (Alemanha) com Desert Magic (2º Lugar)
  • Weijian Chen (China) com Voice of the Universe (Menção Honrosa)

Estrelas e Nebulosas

  • Peter Ward (Austrália) com Cosmic Inferno (Vencedor)
  • Connor Matherne (EUA) com The Dolphin Jumping out of an Ocean of Gas (2º Lugar)
  • Min Xie (EUA) com The Misty Elephant’s Trunk (Menção Honrosa)

Jovem Astrofotógrafo do Ano

  • Alice Fock Hang (Reunião – 10 anos) with The Four Planets and the Moon (Vencedora)
  • Thea Hutchinson (Reino Unido – 13 anos) com Detached Prominences (2º Lugar)
  • Logan Nicholson (Austrália – 15 anos) com The Carina Region (Menção Honrosa)
  • Xiuquan Zhang (China – 12 anos) com Light Bridge in the Sky (Menção Honrosa)
  • Winslow Barnwood (EUA – 15 anos) com Collision Course! (Menção Honrosa) 

Prémio Especial: Prémio Sir Patrick Moore para o Melhor Iniciante

  • Bence Toth (Hungria) com Waves (Vencedor)

Prémio Especial: Prémio Annie Maunder para Inovação de Imagem

  • Julie F. Hill (Reino Unido) com Dark River (Vencedor)

O vencedor global receberá um prémio monetário de £10 000. Os vencedores de todas as categorias e o Young Astronomy Photographer of the Year receberão cada um £1500. Há também prémios para os segundos lugares (£500) e para as menções honrosas (£250). Os vencedores dos Prémios Especiais receberão cada um £750. Todos os autores das fotografias vencedoras receberão ainda um ano de assinatura da BBC Sky at Night Magazine.  

O concurso Insight Astronomy Photographer of the Year é organizado pelo Observatório Real de Greenwich, em associação com a Insight Investment e a BBC Sky at Night Magazine. Já na sua 12ª edição, o concurso recebeu mais de 5000 participações vindas de seis continentes.

Mais Informação

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO tem 16 Estados Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, para além do país de acolhimento, o Chile, e a Austrália, um parceiro estratégico. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope e o Interferómetro do Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo, para além de dois telescópios de rastreio: o VISTA, que trabalha no infravermelho, e o VLT Survey Telescope, concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é também um parceiro principal em duas infraestruturas situadas no Chajnantor, o APEX e o ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o Extremely Large Telescope (ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.

O Observatório Real de Greenwich é o local da Hora Média de Greenwich e do Primeiro Meridiano e um dos mais importantes locais históricos e científicos de todo o mundo. Desde a sua fundação em 1675, Greenwich tem sido o centro das medidas de tempo e de espaço e os seus visitantes podem ainda hoje colocar-se sobre a histórica linha do primeiro meridiano. As galerias do Observatório e o Planetário Peter Harrison ajudam a deslindar os fenómenos extraordinários do tempo, do espaço e da astronomia. Em 2018, o Observatório Real adquiriu o Telescópio Astrográfico Annie Maunder (AMAT), o primeiro telescópio a ser instalado em Greenwich em mais de 60 anos, marcando assim uma nova era para o local mundialmente famoso e restaurando o seu estatuto de Observatório operacional.

O Observatório Real de Greenwich faz parte dos Museus Reais de Greenwich, que incluem também o Museu Marítimo Nacional, a Casa da Rainha do século XVII e o navio Cutty Sark. Esta coleção única de museus e edifícios históricos, que constitui uma parte chave do Greenwich Marítimo, um Lugar catalogado pela UNESCO como Património da Humanidade, acolhe por ano mais de dois milhões e meio de visitantes nacionais e internacionais e é também um centro principal de educação e investigação. Os Museus Reais de Greenwich têm como missão mostrar ao público a importância do mar e da exploração do espaço e o papel do Reino Unido na história mundial.Para mais informações consulte o link www.rmg.co.uk.

A Insight Investment é uma empresa gestora de investimento líder de mercado, fundada em 2002 com sede em Londres. A função primária da Insight é gerir dinheiro de pensões, fornecendo estratégias responsáveis de investimento e investindo em ordenados e divisas fixas e recursos diversificados.

A Insight leva o investimento responsável a sério. Foi uma das primeiras empresas a assinar os Princípios de Investimento Responsável (Principles for Responsible Investment — PRI) e há mais de uma década que tem vindo a integrar as envolventes sociais, políticas e ecológicas em todos os seus processos de decisão. A Insight acredita que estas envolventes são factores importantes para o valor dos seus investimentos. Em 2019, a Insight recebeu pontuação A+ nas categorias mais relevantes do inquérito PRI, o que reflete a sua dedicação continuada à integração de práticas responsáveis de investimento em todos os níveis das suas operações.

Para mais informações sobre a Insight Investment consulte: www.insightinvestment.com

A BBC Sky at Night Magazine é a revista de astronomia mais vendida na Grã-Bretanha, com uma circulação de 17 385 cópias por mês. O site skyatnightmagazine.com recebe cerca de 350 000 visitas por mês e tem 57 000 seguidores nas redes sociais do Facebook, Twitter e Instagram.  A revista está também disponível no Apple Newsstand, Google Play e Zinio, para além da versão impressa, e é o parceiro social do concurso anual Insight Astronomy Photographer of the Year organizado pelo Observatório Real de Greenwich. Com artigos escritos pelos principais astrónomos e comunicadores de ciência do mundo, a BBC Sky at Night Magazine complementa um dos programas de televisão mais duradouros de todo o mundo, The Sky at Night (O Céu à Noite) da BBC Four e é publicada pela Immediate Media Co, com permissão da BBC Worldwide.

Links

Contactos

Georgina Sheehan
Press Officer
Royal Observatory Greenwich 
Tel: 020 8312 6790/6667 
Email: gsheehan@rmg.co.uk or press@rmg.co.uk

Oana Sandu
Community Coordinator & Communication Strategy Officer
ESO Department of Communication
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann20024

Imagens

Logotipo do Insight Astronomy Photographer of the Year
Logotipo do Insight Astronomy Photographer of the Year